FANDOM

Brasileiros na Alemanha

Introdução Editar

Bem-vindo ao wiki para brasileiros na Alemanha!

O que encontrar aqui? Tudo que é informação relevante sobre morar na Alemanha - estudo/trabalho/diversão, resumindo, um guia, organizado e atualizado sobre viver na Alemanha. Informações oficiais, dicas, como fazer coisas na prática, como fazer as mesmas coisas que você fazia no Brasil aqui, como fazer documentação, etc.

O wiki é um guia colaborativo, atualizável e organizado das informações que hoje estão espalhadas pela internet.

Guia passo-a-passo para morar na Alemanha

Viagem à Alemanha Editar

Conhecendo o país antes de morar.

Seguro Saúde

Regras para viagem

Tomando a decisão de se mudar

DocumentaçãoEditar

Visitando órgãos alemães

Visto

Documento de identificação: o que vale como identificação na Alemanha

Aposentadoria

Carteira de motorista internacional

Reconhecimento de Diploma

Reconhecimento de Certificados

Registro na Prefeitura (Anmeldung)

Antecedentes Criminais: Führungszeugnis

Tradução juramentada

Vida na Alemanha Editar

Alugar apartamento

Anunciando seus serviços

Blogs de brasileiros

Buscando seus direitos

Classificados: compras, vendas, trocas, doações.

Cultura alemã

Encontrando emprego

Ensino superior

Enviando encomendas

Escola

Fazendo downloads

Impostos

Ligando para o Brasil

Língua alemã

Sistema de saúde

Trabalhando na Alemanha

Transferência de dinheiro

Brasil na Alemanha Editar

Cozinha brasileira

Produtos brasileiros

Alemanha no Brasil Editar

Escolas alemãs no Brasil

Outros assuntosEditar

Comunidades no Facebook

Outros guias: sites que também oferecem informações gerais sobre a vida na Alemanha.

Viagem

Motivação Editar

Mais um site de informações sobre a Alemanha? Sim, o formato wiki tem muitas vantagens em comparação com outros:

  • Fóruns e comunidades no Facebook: cada postagem é feito em resposta a uma pessoa específica, não oferecendo informação organizada. Os fóruns são ótimos para debates, discussão e dúvidas pontuais, mas falham em oferecer um guia organizado. Os grupos de facebook estão disponíveis apenas para quem está no grupo. O wiki é aberto para a internet.
  • Artigos e guias: são organizados, mas atualizados até à data em que foram publicados. O wiki facilita a atualização por qualquer pessoa, não só o autor do artigo.
  • Consultores: esse wiki é de graça e reúne conhecimento acumulado por muitas pessoas.

Regras Editar

O que não encontrar aqui:

  • Promoções
  • Notícias
  • Eventos: a não ser que se repitam com regularidade
  • Conversa: a menos que seja discussões sobre organização do wiki, e conversado na página de discussão
  • Anúncios/vendas: de um item em específico ou qualquer coisa de caráter efêmero. Permitido somente se for de serviços ou produtos que sejam relevantes para brasileiros que moram na Alemanha, que já foi procurado por alguém na comunidade e cuja venda seja contínua (exemplo: colocar um apartamento pra alugar aqui não pode, colocar sites onde se podem achar apartamentos pra alugar, pode).

Se colocar conteúdo efêmero - preço, horários, número de likes numa página - por favor anotar a data em que foi atualizado ao lado (mês e ano).

O que estiver fora dessas regras será jogado para a caixa de discussão e o autor terá oportunidade de defender a relevância do anúncio ou será apagado. Fique à vontade para acrescentar conteúdo. Se for retirar ou modificar conteúdo já existente, explique na página de discussão porque.

O conteúdo poderá ser contribuído aqui espontaneamente. O objetivo aqui é ajudar outras pessoas, então escreva como você queria que você quisesse ler essa dica. Escreva de maneira clara. Dê preferência para dicas que venham de sites oficiais. Se você quer deixar sua experiência pessoal, é interessante, mas deixe claro que é a sua experiência pessoal. Se você quer postar como você acha é, por favor deixe isso pro grupo de facebook.

Será utilizado aqui conteúdo já postado no facebook, sempre que possível referenciando o autor. Se você é o autor de algum conteúdo postado aqui e não viu ser referenciado ou gostaria que o conteúdo fosse removido, por favor deixe essa vontade por escrito na página de discussões.

ATENÇÃO: esse wiki é um guia voluntário. Este guia não se responsabiliza pelas informações disponibilizadas nem é responsável por eventuais prejuízos ou danos causados pela má utilização das informações. Consulte sempre as fontes oficiais.